quinta-feira, 3 de outubro de 2013

SEMANA DE TRÂNSITO NA ESCOLA - CONSCIENTIZANDO ALUNOS E COMUNIDADE

Os estudantes tiveram a oportunidade de além de aprender, na prática, ajudar a comunidade, com relação a importância de se respeitar as leis, e diretamente os pedestres, as maiores vítimas de irresponsabilidades de alguns motoristas.


No dicionário, a palavra trânsito é definida como movimento de veículos e pedestres. Algo simples na teoria, mas que na prática causa muitos problemas. Entretanto, mesmo com sinalização do solo, de semáforos e até de radares, não é difícil encontrar irregularidades no trânsito. Isso porque alguns motoristas esquecem da própria segurança ao não usar o cinto de segurança, por exemplo.


De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 40 mil pessoas morrem por ano no Brasil vítimas de acidentes nas estradas e nas cidades. E muitos poderiam ser evitados com a conscientização de motoristas e pedestres.


 A Semana Nacional independe do dia da semana em que se inicia, tendo em vista a sua fixação legal, de 18 a 25 de setembro (ressalta-se que justamente neste período, ocorre o “aniversário” do atual Código de Trânsito, que foi sancionado em 23/09/97). 

A data, aliás, já vinha sendo utilizada desde 1958, quando foi instituída a Campanha Nacional Educativa de Trânsito e consagrado o dia 25/09 como o “Dia do Trânsito”, por meio do Decreto federal nº 45.064/58 (o Código de Trânsito anterior, Lei nº 5.108/66, também obrigava, em seu artigo 124, que “pelo menos uma vez cada ano, o Conselho Nacional de Trânsito fará realizar uma Campanha Educativa de Trânsito em todo o território nacional, com a cooperação de todos os órgãos competentes do Sistema Nacional de Trânsito”).

CLICK E VEJA TODAS AS FOTOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário